terça-feira, janeiro 05, 2010

Bronzeamento ♦

                   5 perguntas sobre bronzeamento:


1 - Além de satisfazer a vaidade, qual a importância do bronzeamento para o corpo?  O bronzeado intenso só vale para agradar a vaidade, não é sinal de saúde. “Ele indica que a pele foi agredida”,já aquele leve ar corado de quem tomou um pouco de sol é diferente: “Isso, sim, é fundamental”. O sol leva o organismo a absorver a vitamina D — substância que nos ajuda a aproveitar o cálcio da comida. Esse mineral, é indispensável para a formação e a manutenção dos ossos. Em resumo, uma pitada de sol é capaz de prevenir a osteoporose. No entanto, meia hora de exposição aos raios solares por dia já é o suficiente para você obter os benefícios. “Faça isso sempre antes das 10 e depois das 15 horas” 

2 - O que devo fazer para evitar o ressecamento e tratar as queimaduras?  O calor do sol acaba ressecando a pele. “Para impedir que isso ocorra, use sempre um filtro solar com creme hidratante”. É preciso repor a água perdida. Por isso, também tome um banho rápido, de preferência frio ou morno, depois da exposição. Já o tratamento das queimaduras vai depender da gravidade delas. “Se forem só bolhas pequenas e superficiais, que se rompem durante o banho, evite o sol por uma semana e use um creme hidratante”. “Mas, se elas forem grandes e profundas, não deixe de procurar um médico.”

 3- O bronzeamento artificial leva ao câncer de pele?  “Se ele for realizado com freqüência, pode levar, sim, ao câncer de pele”. As câmaras de bronzeamento artificial emitem separadamente os raios ultravioleta A e B ou os dois juntos. Hoje em dia, as mais comuns são aquelas que usam apenas o UVA. “Elas são menos cancerígenas do que as de UVB apenas, mas também levam aos tumores com o tempo”.


4 - Os bloqueadores e os filtros solares devem ser usados mesmo em dias nublados e chuvosos?  Sim, pois os raios ultravioleta — aqueles que provocam o envelhecimento precoce e o câncer de pele — não têm nenhuma dificuldade para passar pelas nuvens. E mais: num dia nublado a radiação infravermelha, que dá a sensação de calor, não chega até nós. “A gente perde a noção de termômetro e não percebe que está se queimando”, nunca deixe de se proteger.

5- O bronzeamento artificial deixa a pele envelhecida? Sim. E muito. Uma das características das ondas ultravioleta A — as mais freqüentes nas câmaras de bronzeamento — é que atingem as camadas mais internas da pele. Assim, há menos chance de causar vermelhidão e queimaduras do que a luz solar natural. “Em compensação, como essa radiação penetra mais profundamente, acaba provocando um envelhecimento muito mais acelerado”. O risco de câncer também pode ser maior.

•  A exposição moderada aos raios solares ajuda a prevenir a osteoporose  • 

fonte: aqui


 

0 comentários:

Postar um comentário

♏uito obrigada por comentar, sua opinião é muito importante pra mim ♥
Bjos, Ingrid.

OBS∴ TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS, E SÓ SERÃO PUBLICADOS APÓS A MINHA APROVAÇÃO. ;D